Skip to content

A sala de aula do futuro

07/05/2008

A sala de aula é um lugar entediante para a maioria dos alunos em qualquer tipo de curso, principalmente porque é muito difícil prender a atenção em algo tão abstrato e inanimado como as aulas que os professores estão acostumados a apresentar, salvo raras exceções onde o aluno está realmente interessado no conteúdo do curso, o que é bastante incomum quando se fala em ensino fundamental e médio.

Com o uso de tecnologias relativamente recentes como o computador, a internet e um pouco de treinamento é possível facilitar muito o trabalho do professor, assim como a vida dos alunos tornando o processo de aprendizagem mais eficiente. Tendo este problema em vista e como parte de um projeto escolar surgiu a idéia: criar um servidor de groupware na minha escola.

Os servidores de groupware são velhos conhecidos no ambiente corporativo. Tratam-se de ferramentas que foram criadas para resolver problemas de comunicação e colaboração dentro de equipes, usando o computador. Algumas de suas funções mais conhecidas são:

  • Armazenar e sincronizar compromissos, tarefas, memorandos e contatos;
  • Servir emails e arquivos;
  • Servir salas de bate-papo;
  • Gerenciamento de projetos;
  • etc…

Todas as funções desses servidores são úteis em uma sala de aula, mas como estamos falando de um grupo onde ocorrem vários projetos, trabalhos e pesquisas paralelamente os serviços de gerenciamento de projetos se tornariam difíceis de administrar e acabaria complicando mais a vida do aluno do que facilitando.

Compromissos como datas de provas, testes, eventos, reuniões e excursões seriam facilmente lembrados se pudessem ser centralizados e vistos por qualquer um. O aluno nem sempre é organizado e atencioso o suficiente para fazer anotações e lembrar de verificá-las depois. Com um servidor sincronizando os compromissos da sala inteira fica bem mais difícil esse aluno esquecer dos compromissos, já que ele só terá o trabalho de verificar os dados no servidor quando estiver em frente ao computador. Dessa forma também se resolve o problema das faltas: quando o aluno faltar a uma aula ele poderá ficar a par dos compromissos apenas acessando o servidor. Tarefas passadas pelos professores também podem ser disponibilizadas no servidor, assim como memorandos e avisos.

Um servidor de arquivos permite que o conteúdo das aulas seja expandido e compartilhado mais facilmente. Muitas escolas impõem restrições para a impressão de material e por causa disso os professores ficam impedidos de trazer todo o material que desejam para a aula, limitando o conteúdo e a quantidade de material que é repassada ao aluno. Usando o servidor de arquivos é possível repassar essas informações através do meio digital, sem ônus para o professor.

O bate-papo pode ser usado como um meio para realizar reuniões à distância. Dentro do bate-papo o aluno se distrai menos do que em mensageiros como MSN e Google Talk, pois ali estão somente as pessoas da escola, ficando mais fácil separar os momentos de lazer dos momentos de trabalho.

Para a implantação do projeto é necessário fazer testes com as soluções disponíveis no mercado e escolher o servidor que será utilizado, assim como treinar os alunos e o corpo docente da escola para utilizar esses serviços. Por isso este artigo é apenas o primeiro de muitos que virão, nos quais eu pretendo provar que a idéia é viável e que é possível implantá-la na escola, sem custo para os alunos ou professores, mesmo sem o apoio da administração escolar.

No próximo artigo da série apresentarei alguns servidores que funcionam utilizando software livre e uma breve análise de cada um.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: