Skip to content

A terceira “VIA” de processadores

06/05/2008
tags: ,
by

Que a Intel e a AMD estão em uma queda de braço há muito tempo para ver quem fabrica os melhores processadores, os mais potentes, os que tem mais núcleos isso todo mundo já sabe. Porém o que talvez poucos saibam é que a empresa VIA, muito conhecida por fabricar ótimos chipsets comprou a empresa Cyrix, também muito famosa por fazer processadores (os piores, diga-se de passagem).

Se você se perguntou como a VIA irá competir com AMD e Intel, ai que está a surpresa: ela não vai. Enquanto AMD e Intel brigam para ver quem tem o melhor processador para trabalhar, jogar ou simplesmente para dizer que tem uma máquina veloz, a VIA corre por fora se empenhando em fabricar os processadores mais baratos e eficientes no consumo de energia para usuários que não estão nem aí pra saber qual o tamanho do HD ou freqüência da memória, o importante pra eles é acessar a Internet, ver o Orkut e usar o Messenger. Um exemplo de como esses processadores podem ser econômicos é que enquanto um Atlhon X2 Brisbane consome em média 45 Watts o meu VIA Esther de 1,5 GHz consome incríveis 12 Watts, sem falar na grande diferença de preço.

Há rumores de que a Intel almejando o sucesso da plataforma Atom teria “pedido” que a VIA parasse de fabricar processadores e se dedicasse especialmente à fabricação de chipsets e que em troca daria licenças para que sua tecnologia fosse usada nos chipsets VIA. Parece que a idéia da Intel não deu muito certo pois a VIA está em vias (sem trocadilhos) de implementar tecnologia da nVidia nos seus próximos lançamentos, para fazer frente a ameaça do Atom.

Tenho um computador com o VIA Esther e digo que o desempenho dele é bem aceitável. Uso alguns programas considerados “pesados” como Photoshop CS3, Corel Draw e Dg Foto Art (ocupa 6GB após instalação) sem problema algum. Ele é relativamente rápido, sem travas ou bugs, enfim: bastante estável.

Se você tiver dinheiro suficiente compre um processador Intel ou AMD, que sem dúvida são os melhores, por outro lado, se você não tem tanta grana sobrando assim e necessita de um PC para tarefas simples não se acanhe e compre uma placa-mãe com processador VIA que apesar de ter um desempenho um pouco menor consome bem menos energia e tem uma excelente relação custo/benefício. A VIA aparece como uma terceira alternativa para usuários que só podem pagar pouco, se essa idéia vai vingar só o tempo (e o Atom) vão dizer!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 20/06/2008 18:03

    Primeiramente um elogio ao Blog, está de excelente qualidade, com posts interessantes e competentes no quesito tecnologia.

    A respeito dos processadores VIA é verdade que o mercado deles é pífio, mas a maioria dos usuários que não entende muito do assunto ou não usa seu computador pessoal para atividades que exigem muito realmente não está nem ai para isso (exceto aqueles que compram tudo por marca ou o top de linha, apesar de não usarem nem 1/5 do potencial de suas máquinas). Tõ pensando em comprar mais um PCzinho para fazer uns trabalhos perto da faculdade e a idéia me pareceu interessante.

Trackbacks

  1. Mais um ultra portátil para sua lista de compras « iCaju
  2. Resenha: Acer Aspire One A110L (ZG5) « iCaju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: