Skip to content

WordPress, bloqueia ou não bloqueia?

30/04/2008

O WordPress.com estava para ser banido no Brasil por causa de um maldito blog com conteúdo pornográfico ilegal. O WordPress inteiro poderia ter sido bloqueado devido à incompetência dos provedores brasileiros, que deveriam bloquear apenas o blog irregular e não o serviço todo.

A Automattic, empresa responsável pelo serviço do WordPress.com, teria o IP do blog delinquente bloqueado, como havia sugerido a Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Internet), mas isso acarretaria no bloqueio total do WordPress. Para evitar esse transtorno o advogado que representa a Automattic, Marcel Leonardi, apresentou uma petição mostrando outros métodos para o bloqueio.

O mais simples, e também o mais óbvio, implica em uma mudança na tabela de nomes de domínio (DNS) de forma que quando algum internauta no Brasil digitar o endereço do blog nada acontecá pois aquele domínio será revertido para um endereço IP inválido. É uma manobra bem simples, qualquer pessoa com uma certa experiência em servidores DNS consegue fazer e ela permite que os outros blogs no WordPress.com que não tem nada a ver com o problema, como o iCaju, continuem sendo acessados normalmente no Brasil.

A outra alternativa sugerida pela Automattic seria mover o blog problemático para um endereço IP exclusivo e aí sim aplicar o tipo de bloqueio, através do IP, que a Abranet sugeriu. Essa manobra, não é tão eficiente quanto a primeira, pois o endereço IP seria desperdiçado com apenas um blog e conseguir um endereço IP dentro da Internet não é tão simples quanto alterar uma tabela DNS. Parece que essa segunda opção foi sugerida mais para mostrar serviço por parte da Automattic já que a alteração no DNS não envolve nenhum esforço seu, apesar de ser a solução mais óbvia.

O WordPress.com não pode simplesmente retirar o blog do ar porque o bloqueio é válido somente para o Brasil, ou seja, ocorreu um crime que viola a privacidade de uma pessoa e qualquer um que esteja fora do Brasil, use um servdor DNS internacional ou redes como o Tor vai poder continuar acessando mesmo após o bloqueio. Eficiente nossa justiça, não?

Não há nada confirmado ainda, o vídeo já deve ter sido removido do YouTube e os dias se passam sem que ninguém faça nada. Se o WordPress.com for boqueado no Brasil inteiro, ele perderá um publico de 9,5 milhões de brasileiros, o que não é nada bom.

Fonte:IDG Now!, G1 e Marcel Leonardi

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: