Skip to content

Depois do Hardy Heron vem o…

29/04/2008
tags: , ,

A cada lançamento de versão do Ubuntu a comunidade é surpreendida com mais um nome esquisito, como Hardy Heron. Muitos usuários também não entendem a numeração das versões se perguntando, por exemplo, porque depois do 7.10 vem o 8.04, assim, tão depressa. Como dizem, nada é por acaso e até mesmo esses nomes loucos seguem uma lógica.

Os números das versões são fáceis de se entender: o que vem antes do ponto indica o ano e o que vem depois indica o mês em que a versão foi lançada, não tendo nenhuma relação direta com os recursos do sistema ou com as suas características. Esse tipo de numeração, apesar de se mostrar inútil para mostrar a importância das mudanças de uma versão para a outra, é bem mais fácil de ser memorizado, pois você associa a versão com o período que a usou e assim sabe exatamente a que versão o número se refere. Boa sacada!

E os nomes? Vamos analisar quais foram as versões do Ubuntu:

Warty Warthog
Hoary Hedgehog
Breezy Badger
Dapper Drake
Edgy Eft
Feisty Fawn
Gutsy Gibbon
Hardy Heron

Quem entende um pouco de inglês percebeu que a primeira palavra nos nomes de todas as versões são adjetivos e se der uma olhadinha rápida no oráculo vai descobrir que a segunda palavra é sempre o nome de um animal. As duas palavras sempre começam com a mesma letra e desde o lançamento do Dapper Drake essa letra vem avançando seguindo a ordem alfabética. Juntando tudo isso fica fácil descobrir qual será o nome da próxima versão:

Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex, claro! Como não pensei nisso antes… ¬¬’

Fonte: Wikipédia

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: