Skip to content

Inkscape: manual completo

23/04/2008

Talvez seja um trauma meu por causa da temível “Ajuda do Windows”, mas acredito que boa parte da humanidade prefere mil vezes mais procurar ajuda sobre programas com outras pessoas do que apertar F1 e consultar o manual do programa. O problema é que a ajuda do programa serve para ensinar ao usuário como utilizá-lo e não como obter tal resultado, isso é trabalho para o usuário e para fazer isso ele precisa conhecer as ferramentas que o programa oferece. Se todo mundo lesse o manual ANTES de usar os programas os fórums seriam lugares quase inabitados e não se veria tantos tutoriais espalhados pela web.

E eu tive que aprender isso da pior forma: há dias que venho quebrando a cabeça para fazer uma besteira no Inkscape. Pra quem não conhece, o Inkscape é um excelente software livre para desenho vetorial, disponível para Linux, Windows e OS X e que é apontado por alguns como um forte concorrente do CorelDraw. No entanto, ele não tenta copiar outros programas e por isso o funcionamento de suas ferramentas pareceu-me um tanto exótico.

Pesquisei no Google por uma apostila de Inkscape e não achei nada completo o suficiente, eis que, como uma última tentativa, acessei o menu ajuda do programa e cliquei em manual do Inkscape, daí fui encaminhado para esta página em inglês, que na verdade não é o manual oficial do programa, que ainda está sendo escrito, mas sim um livro de Tavmjong Bah que aborda desde a diferença entre gráficos vetoriais e bitmaps até os recursos mais escondidos do Inkscape. É leitura recomendada para quem está enfrentando dificuldades ou quer aprender como usar melhor a ferramenta. Apesar de estar em inglês o livro é de uma linguagem bem fácil e agradável.

Ler o manual completo de um programa pode ser muito chato, principalmente se você não vai precisar dele de novo tão cedo, mas não deixa de ser indispensável se você quiser obter bons resultados e ter segurança ao usar as ferramentas que ele oferece.

11 Comentários leave one →
  1. Guilherme L. Soares permalink
    20/06/2008 12:49

    Olá amigo!

    Estou começando a usar o Inkscape agora. Gostaria de usá-lo para criação de vetores de imagens em geral, como cenários e personagens para animações.
    O problema é que, por enquanto ainda uso o Flash, mas a versão que tenho, não tem suporte à arquivos .svg
    Tu sabe me dizer se teria como resolver esse problema. Algum plugin, conversor ou ferramenta gratuita que me permitar importar esses arquivos criados no Inkscape, para dentro do Flash!?

    Abraços!

  2. Mamutti permalink
    07/07/2008 23:35

    Guilherme, o Inkscape tem a capacidade de exportar os arquivos em .png, que eu acredito que o Flash entende. O SVG é um padrão XML para gráficos vetoriais em camadas e a maioria dos navegadores web já suporta ele. Não dou muito tempo pro Flash suportar também.

    Desculpe a demora para responder. Só hoje vi o seu comentário. =/

  3. alvaro da silva permalink
    07/06/2009 14:07

    eu quero abraça o inkscape

    • 07/06/2009 21:17

      Álvaro: esse manual é um bom começo. Boa sorte com o Inkscape!

  4. 13/07/2009 18:24

    Veja o que achei:
    http://vivaotux.blogspot.com/2009/07/inkscape-logo-logo.html

    e é claro meu manual no nou-rau:
    http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/?code=143

  5. 07/09/2010 11:44

    Coloquei umas vide-aulas no 4shared
    http://www.4shared.com/dir/UFe9Ziwm/inkscape.html

    Parecem ser boas mesmo, pois a galera do inkscape Brasil postou lá também

    Tenho outras video-aulas no 4shared, inclusive do gimp
    http://www.4shared.com/dir/cAvFWaVl/videos.html

    • 14/01/2015 1:22

      Teus links estão quebrados, e lá no InkscapeBrasil também

  6. Kamila permalink
    29/04/2012 14:45

    Boa tarde, estou conhecendo o inkscape agora e nao tenho noção nenhuma de como ele funciona, estou fazendo TCC de Bordados digitais, tenho que fazer um artigo cientifico, e gostaria de saber mais informações sobre este programa: onde consigo baixar, onde congigo manual, o que posso fazer nele, se tudo que eu fizer nele posso jogar em qaul máquina para bordar…(lembrando que necessito que seja em português).

    Obrigada.

    Kamila.

    • 08/05/2012 6:45

      Kamila, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, só isso. Você desenha nele usando ferramentas que criam e manipulam vetores (no sentido de geometria). Se você quer saber mais sobre o projeto e não entende inglês, um bom lugar pra começar é aqui: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/

      Se existir alguma máquina de bordar capaz de ler o formato SVG então esta máquina provavelmente vai entender os arquivos salvos pelo Inkscape.

  7. Claudinei permalink
    11/09/2013 13:17

    Eu já utilizo o CorewDraw profissionalmente e agora estou querendo migrar para o Inkscape por estar utilizando linux por mais tempo, mas estou tendo dificuldades em desagrupar figuras e editar traços específicos destas figuras como faço facilmente no corel. Alguma dica rápida de como rastrear bitmaps e depois editar as curvas?

    • Mauro permalink
      08/04/2016 9:52

      Na nova versão 0.91 tem uma ferramenta chamada rasterizar bitmap na aba caminho,
      depois só é desagrupar ou separar na mesma aba.

Deixe um comentário

